Diversos impactos ambientais surgem do lançamento indiscriminado dos resíduos gerados em Estações de Tratamento de Água (ETAs) em corpos d’água e solo .

E, apesar da legislação brasileira exigir o tratamento antes destes seguirem para disposição final, são poucos os municípios que tratam e dispõe corretamente estes resíduos.

Rio Claro (SP) é um exemplo dentre os municípios que vem tentando alterar este cenário. Em conjunto com a Hidrosan, alternativas estão sendo estudadas e desenvolvidas tanto para melhorar o tratamento de água e a operação empregados na ETA 1, a mais antiga da cidade, como para solucionar o problema dos resíduos gerados, reduzindo, tratando e dispondo-os de forma correta, reduzindo ao máximo os impactos ao meio ambiente.

A expertise da Hidrosan neste tema é notória, com mais de 50 estudos e projetos de Sistemas de Tratamento de Resíduos de ETAs, além de livros e artigos. A execução de ensaios de tratabilidade com a água bruta e com os resíduos garante a escolha das melhores alternativas técnica, econômica e ambiental aos clientes.

Atualmente estamos trabalhando no projeto do Sistema de Tratamento dos Resíduos da ETA Paiol, DAAE de Araraquara/SP, e também no projeto do Sistema de Tratamento dos Resíduos da ETA de Corumbá/MS, SANESUL.